segunda-feira, 23 de março de 2009

Entrevista com o Beatmaker KB.LO (SenaBeat)

Esse é o Bruno Leonardo Sena Costa,mas conhecido como KB.LO (SenaBeat),27 anos,natural de Natal/RN, é o mais novo promissor produtor de Rap/R&B/HipHop no Nordeste e no Brasil. Nós o entrevistamos para saber mais um pouco desse mais novo grande beatmaker que surgi do Nordeste,confira agora a entrevista.

CC: De onde veio o interesse de trabalhar com música?
Desde sempre gostei muito de música, de todo tipo, de todos os estilos. No final da década de 90 comecei a escutar Hip Hop e conhecer a cultura em si. Após algum tempo, me encontrava fascinado pela sonoridade. Não tinha pretensão em me tornar um produtor, mas navegando pela internet, em meados de 2003, encontrei para baixar uma versão demo do Hip Hop eJay, por curiosidade, baixei. Comecei então meus primeiros passos, fazendo meus primeiros loops (com arranjos e beats pré-feitos). Até que um dia fiz uma base que achei interessante e resolvi mostrar para um amigo meu, chamado David (que também é produtor e meu grande incentivador). Ele gostou, elogiou, e foi daí que iniciei meu interesse pela coisa. Mas passei muito tempo sem fazer nada, deixei de usar o software e fui me qualificar para poder começar novas empreitadas. Após algum tempo, busquei informações sobre um software mais ‘potente’ e foi onde descobri o Reason. Sou do tipo perfeccionista e determinado, portanto, acredito que daquela época pra cá devo ter evoluído alguma coisa!


CC: Que programas você usa para as suas produções?

Utilizo o Reason, esse fantástico software da Propellerhead. Utilizo também uma infinidade de Reffis (do próprio Reason e de outros softwares compatíveis). E para editar e fazer demais ajustes, utilizo o Sony Sound Forge. Essas são minhas ferramentas (na qual eu aprovo e recomendo).


CC: Pra quem você já produziu e pra quem você queria produzir um beat?

Estou no jogo não faz muito tempo. Produzi para KBSSA, Gaby Voice, Dú Mago (Fábio) do Agregados, Manifest’Arte, Nordestenato, Banda YOW, etc. Quem eu gostaria de produzir um beat? Não faço distinção de casos, afinal sou muito profissional nas minhas coisas, mas se eu for pelo lado dos artistas que eu admiro e me identifico, talvez seria para o Yung Joc, o Snoop e o The Game, acho que seriam eles. Mas no mais existem muitas novidades agora pra 2009, aguardem!


CC:Quais suas influências?

Escuto de tudo e busco tirar o melhor dessa variedade para formar meu conceito musical. O ecletismo a meu ver é uma característica básica para quem almeja trabalhar com música. Sem arrodeios, existem as músicas que estão mais constantes no meu Ipod, dentre elas músicas Eruditas, MPB (leia-se Bossa Nova), Rock, Samba, etc. E com certeza muita música Black. Entre os produtores, existem alguns que sem dúvida são minhas maiores influências, dentre eles, o unânime e revolucionário Dr Dre, Timbaland com suas batidas características e com suas inovações. Gosto muito também das produções de Scott Storch, além de Polow Da Don e JR Rotem.


CC: O que você acha da música Rap/R&B hoje no Brasil e no mundo?

Bem, em termo mundial, a cada lançamento me pergunto: ‘Onde tudo isso vai parar?!’. Impressiono-me com o nível de qualidade e as inovações que surgem a cada dia nas produções. De fato o que é produzido nos EUA tem um grande efeito a nível mundial, pois não há como negar que eles são os pioneiros e continuam sendo os #1’s. Entretanto, existe muita coisa boa sendo feita já há algum tempo mundo a fora. E aí o Brasil entra! Ficamos algum tempo numa inércia, relutando e brigando para não nos modernizar, mas hoje vejo com muita euforia e satisfação o que é produzido no Brasil. Música legítima e de qualidade nacional, sem deixar a dever ao que é produzido lá fora. É só dar uma volta pelos MySpaces dos artistas nacionais para se certificar disso. Acredito que o ano de 2009 vem para consolidar essa mudança.


CC: Diga um Top 5 das melhores produções que você já ouviu.

Putz! Daria pra fazer um Top 100 fácil fácil, mas como a pergunta é um Top 5, vou colocar umas mais atuais, vamos lá:

1. Next Episode – Dr Dre, Snoop Dogg e Nate Dogg (Prod. Dr Dre)

2. Get U Freak On – Missy Elliott (Prod. Timbaland)

3. Still Dre – Dr Dre e Snoop Dogg (Prod. Scott Storch e Dr Dre)

4. Candy Shop – 50 Cent (Prod. Scott Storch)

5. Lean Back – Terror Squad (Prod. Scott Storch)


CC: Como você vê a intervenção da internet na música(se é bom ou ruim)?

A internet, sem dúvida, veio para modificar totalmente os rumos da indústria da música. Acho espetacular e incrível o poder da internet. A informação pode chegar a todos os lugares do mundo na velocidade do clique de um botão. Atinge-se um maior número de pessoas num menor tempo. Há coisa melhor para quem deseja divulgar e vender algo? Com isso, a indústria fonográfica foi obrigada a se modernizar (o que está acontecendo de forma lenta e gradativa) para que consiga sobreviver. É possível se fazer música munido apenas de um simples notebook, muitas idéias e criatividade. Os sites pessoais, blogs, sites de hospedagem de vídeos e arquivos, softwares de compartilhamento, tudo isso são ferramentas muito importantes para os artistas, basta que saibam tirar o maior proveito disso tudo.


CC: O que você acha da tentativa da volta do disco em vinil?

Não sou saudosista, muito pelo contrário, sou um entusiasta da tecnologia e sedento por novidades, mas vejo a volta do disco em vinil com bons olhos. O vinil apresenta uma qualidade sonora única, superior aos dos CD’s e DVD’s, além de ser uma ferramenta indispensável para os DJ’s. A música digital já é uma realidade e não há mais volta, está implantada e consolidada. Porém, mesmo assim, acredito que ainda há lugar para o bom e velho vinil. Com certeza o digital e o analógico podem conviver em perfeita harmonia, e há mercado para ambos.


CC: O que você está escutando hoje?

Procuro me atualizar diariamente sobre o que está rolando no mundo da música, portanto normalmente estou escutando os lançamentos. Faço uma triagem, passo no filtro e vou acumulando o que melhor os sons possuem para oferecer. Atualmente estou escutando os novos álbuns do Gorilla Zoe e J Holiday, além de outros que foram lançados há pouco tempo e chamaram muito minha atenção, o do Charlie Wilson, Jamie Foxx e o das PCD.


CC:O que podemos esperar pra 2009?

Música, muita música de qualidade. Breve, novidades. Aguardem!

clique aqui pra ouvir as produções do KB.LO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Simple Proff Blogger Template Created By Herro | Inspiring By Busy Bee Woo Themes Distribuido por Blog templates